Trocar "há" por "a" virou esporte favorito de 9 entre 10 pessoas que escrevem na Internet. Ainda mais grave é o número assustador de tradutores que andam cometendo esse erro horroroso.
Passei anos procurando qual poderia ser o motivo desse erro tão ridículo. Finalmente descobri: é o maldito corretor gramatical do Word da Microshit! Quando vê um "há", o engraçadinho sugere que o apedeuta que escreveu o texto o troque por "a". Já que as pesquisas indicam que mais de 70% dos brasileiros alfabetizados são analfabetos funcionais, não é de admirar que a maioria das cavalgaduras que usam a Internet cometam esse erro.
Curiosa mesmo é a incoerência do corretor gramatical do Word: indica a troca de um acerto por um erro, mas, quando o usuário pede explicação, o programa apresenta a explicação correta! É muita incoerência! Recomenda a troca de "há" por "a", mas na explicação gramatical indica o uso correto do verbo haver. O problema é que praticamente ninguém pede para ver a explicação, a maioria simplesmente aceita o que o corretor gramatical indica e zé fini! Ai, que raiva!
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home