5.11.09




The "Not Me" Myth



Estou resgatando coisas do antigo Tradutores, Traidores & Simpatizantes, o que prometi fazer há anos, mas tradutor nunca tem tempo. Tenho tanta coisa pra escrever, mas quando termino o dia de trabalho, os braços já não agüentam mais a posição de digitação e eu largo tudo pra lá. Mas vamos em frente, aos trancos e barrancos, um dia a gente chega lá. Editei o texto abaixo para adequá-lo à data de hoje, mas o texto da psicóloga continua o mesmo e publico o link abaixo para que vocês possam ler na íntegra esse texto sempre atual.

Hoje, ao ser mais uma vez molestada pelos robozinhos da situação, mais uma vez também me lembrei de Orwell, que sempre me vem à cabeça nesses momentos de discurso decorado e controlado pelo governo autoritário.


Li o texto abaixo indicado há mais de dez anos. Foi publicado em 1996.
É um texto atualíssimo, assim como os textos do Orwell.
As previsões dele estão todas aí, realizadas, na cara de todo mundo e só não vê quem não quer, ou quem é fiel ao mito "Not Me", de que fala a dra. Margaret Singer.

O texto todo é digno de atenção, mas este trecho merece destaque:

"Social and psychological persuasion are also less likely to attract attention and thus are unlikely to mobilize opposition early and easily from those being manipulated. Orwell reasoned that if a government could control all media and communication, meanwhile forcing citizens to speak in a politically-controlled jargon, this would blunt independent thinking. If thought could be controlled, then rebellious actions against a regime could be prevented."

Só não percebeu que a polícia do pensamento está a todo vapor na imposição e na fiscalização do vocabulário "politicamente correto" e da imposição do "pensamento único" quem é adepto do "me engana que eu gosto".

Aqui está o "The Not Me Myth and the Mind", da psicóloga Margaret Thaler Singer

Link: http://www.ideajournal.com/articles.php?id=12



2 Comments:

Blogger Fábio Fischer said...

Muito bom o post. Li 1984 e fiquei espantado em como o texto de Orwell é atual.

22:36  
Blogger JPS said...

Li Orwell p ela primeira vez exatamente em 1984 e já fiquei espantada. A cada ano que passa mais aumenta o meu espanto.

01:03  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home