20.11.10




Google Scavenger - pra não dizer que não falei das flores

Para quem acha que o mundo não existia antes de 2003: Fui a primeira tradutora do Brasil a dar um curso de pesquisa na Internet, em 1998, quando o Google ainda era um "search engine" de verdade, com critérios para acrescentar dados aos resultados. Em outras palavras: "nunca antes neste país" fora administrado um curso de técnicas de pesquisa na Internet. Só quem não conheceu o Google do século passado pode achar que ele é um bom "search engine" hoje. O Google deixou de ser "search engine" (mecanismo de pesquisa) e virou "scavenger" (gari). Atualmente é preciso criar um novo search engine para pesquisar os resultados do Google e separar o trigo do joio. 

Quem avisa amigo é: abalizar traduções com resultados do Google só pode ser piada!

Mas nem tudo está perdido. Tenho procurado sempre renovar as esperanças e recentemente encontrei o Blekko.com. Ele tenta filtrar o spam* e só mostrar resultados aproveitáveis. É claro que, com o tempo, como já dizia a filósofa Rita Lee, "tudo vira bosta", mas, enquanto o Blekko estiver conseguindo descartar o lixo, é uma excelente opção para as pesquisas sérias, pois tudo aquilo em que o Google mete a mão vira bosta. De meados da década para cá o Google adotou o "Toque de Merdas" (for Machine Translation users: The PT word "Merdas" (shit) is very similar to "Midas" [remember Midas Touch?], which inspires the pun "Toque de Merdas"). But I digress. 

Como eu estava dizendo, é claro que tudo começa com excelentes intenções, como foi o caso da Wikipedia, que depois de algum tempo foi presenteada com o Toque de Merdas. 

Esperemos que a maldição do rei grego demore bastante para atingir o Blekko.com. Vamos acompanhar o desenvolvimento desse mecanismo de pesquisa e desejar-lhe vida longa e próspera! Recomendo a leitura de uma matéria muito interessante da revista Wired sobre o Blekko.com: http://www.wired.com/epicenter/2010/11/blekko-launches/

E, para encerrar, aqui vai a musiquinha de hoje: 




* O conceito de "spam" já se ampliou e, hoje em dia, se considera spam tudo o que virou bosta!